Início > Arquitetura > Maquete > A arquitetura nos templos religiosos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

A arquitetura nos templos religiosos

Independentemente de qual seja a religião, tem o papel fundamental na manifestação da arte religiosa. Ela traz em seu bojo, todos os símbolos místicos e significativos para a aproximação de seres humanos à presença de Deus

Por Wagner Muniz - Garoa News
10/11/2017 16:30  

Este trabalho não tem a finalidade de apresentar as diversas formas expressadas pela arquitetura de todos os templos, porque elas são infinitas. Mostraremos apenas uma de suas configurações. Não há aqui, a pretensão de adentrar no campo da Arquitetura propriamente dito, - o como fazer, a matéria propriamente dita, não teríamos conhecimentos técnicos para fazê-lo e/ou descrevê-lo, mas sim o quando foi feito e por quem foi feito. O que vamos mostrar são algumas formas de trabalhos arquiteturais, realizados por meros serviçais: padres, índios ou escravos; chegando às obras dos atuais doutores Arquitetos, com seus projetos faraônicos.

Arquivo Digital

**Capela de São Miguel do Arcanjo - Foto Wagner Muniz

Fizemos uma viagem pelo tempo e fomos aos primórdios das construções e o início de alguns bairros de São Paulo. Começamos pelas singelas e simplórias Capelas (por exemplo: a dos Índios de São Miguel Paulista), e demos uma olhadela na Capela de Nossa Senhora da Penha (Notre Dame du Puy), no bairro da Penha, até e chegarmos ao majestoso Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro do Brás, viajamos, praticamente numa linha reta. Para tanto, visitamos e registramos através de imagens, os locais onde foram construídos os Templos Religiosos, desde 1580.

Curiosamente, tivemos livre acesso às Igrejas de origem Católica, ninguém nos inquiriu, questionando o que estávamos fazendo naquele local. Porém, para fazermos algumas imagens do Templo Evangélico de Salomão, fomos instados, por vários seguranças, a revelar o que lá fazíamos, e somente fomos autorizados a fotografar ao lado de fora da Casa de Deus. 

Dissemos isso, apenas para num primeiro momento, distinguir aquilo que estamos mostrando, - a pureza e a singularidade das ermidas Católicas, em contraste com a suntuosidade dos Templos Evangélicos. Sabemos, é claro que também existem Igrejas Católicas que são verdadeira obras de exuberante riqueza, tanto em detalhes, como em objetos sagrados de arte, - mas, isso será tema para outro trabalho.

Assim sendo, vem com a gente...

ARQUITETURA​

As Origens

A palavra ARQUITETURA, segundo pesquisadores etimológicos, deriva dos povos da Grécia (grandes mestres de majestosas obras, que sobrevivem até a atualidade) “ARKHITEKTON” (mestre de obras, obreiro-chefe). Porém, ainda há estudos que revelam outras alternativas para essa palavra e, não é nossa intenção discorrer sobre isso.

O que realmente nos interessa é a arte em construir edificações. Entre todas as infinitas possibilidades de construções de verdadeiras obras de arte, cuja aparência, tanto externa como interna nos surpreende, às vezes com sua beleza e riqueza de detalhes, às vezes pela simplicidade das linhas empregadas para a construção.

Os Templos Religiosos

Não falaremos sobre Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, o papa da Arquitetura no Brasil, com suas linhas arquitetônicas exatas e exuberantes (ex.: Catedral de Brasília e outras obras não menos importantes), nossa intenção, por enquanto é discorrer sobre as construções de templos religiosos, algumas de arte barroca, outras sofisticadas ou contemporâneas, que deveriam servir apenas para abrigar os fiéis, sejam eles de quais religião forem.

Perdas Inestimáveis
   
      Arquivo digital

**OAntigo
Capela de São Miguel do Arcanjo

**O Moderno
Templo de Salomão

A CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Ilustração - Arquivo Digital

A Capela de São Miguel Arcanjo ou simplesmente Capela dos Índios, construída em 1580(reconstruída em 1622), em São Miguel Paulista, é a Igreja mais antiga de São Paulo. Conforme constam dos compêndios e livros da história dos indígenas e jesuítas, teria o Padre jesuíta José de Anchieta, mandado erigir a igreja com o intuito de catequizar evangelizar os índios Guaianazes.

CATEQUIZAÇÃO DOS ÍNDIOS GUAIANAZES

Ainda segundo relatos antigos, a capela teria sido demolida em 1622, por um carpinteiro espanhol (Arquiteto daquela época?!) com a ajuda dos próprios

Ilustração
Arquivo Digital

Ilustração
Arquivo Digital

MARCO HISTÓRICO

Seja como for, a obra que atravessou séculos e foi o marco da presença da Igreja Católica no Brasil, ainda é hoje uma das mais belas obras realizada em templos religiosos.

**Placa na entrada da Capela - foto Wagner Muniz

**Capela de São Miguel do Arcanjo - foto Wagner Muniz

A HISTÓRIA

Naquela época os povoados cresciam ao redor das Igrejas.

A catequização dos índios era importante no processo de sua domesticação, pois além de sua socialização com os jesuítas e exploradores, acabavam sendo oprimidos para realização de trabalhos diversos, inclusive para a construção de capelas e demais edificações.

Não se tem notícia de grandes construtores, engenheiros ou mesmo arquitetos que houvessem deixados suas assinaturas nessas obras do passado.

A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PENHA
    

Conta-se que, lá para os anos de 1.600, um viajante francês católico, seguindo de São Paulo para o Rio de Janeiro, carregava em sua bagagem uma imagem de madeira de Nossa Senhora (Notre Dame em francês), descansou numa colina, onde hoje se localiza o bairro da Penha/SP.

 

Ao continuar o trajeto, no dia seguinte, sentiu falta da santa e voltou para procurá-la, encontrando-a onde pernoitara. Recolhendo a imagem prosseguiu viagem, mas, em pouco tempo, notou novamente sua falta. Encontrando-a no mesmo lugar de antes. Concluiu então, que a santa tinha escolhido o local como pousada e ali construiu uma capela.

   

Alguns documentos oficiais dão conta que, a origem da Igreja foi no ano de 1668, todavia, existem indícios de que ela pode ser ainda mais antiga. São reconhecidos como seus construtores os irmãos Mateus Nunes de Siqueira e Padre Jacinto Nunes de Siqueira.

Mesmo assim, não há qualquer menção sobre quem foi o arquiteto projetista da obra, contudo, seja ele quem for, merece todos os elogios pelas magnificas linhas de edificação que foram dadas ao templo.

Não obstante a existência da nova Igreja Matriz, no bairro da Penha/SP, a velha Igreja, ainda é muito frequentada, não apenas pelos fiéis católicos moradores da região, mas, também de outros bairros.

A Lenda

A verdade
Lendas à parte!

**Igreja Nossa Sra. da Penha

**Igreja Nossa Sra. da Penha

**Interior da Igreja Nossa Sra. da Penha

Segundo a Bíblia, foi o Rei Salomão que mandou construir o Templo de Jerusalém ou Templo de Salomão. A palavra ou nome Salomão se origina do Shalom que significa PAZ.

E foi na paz, que o Rei Salomão governou Israel e reinou sobre seu povo com sabedoria e dignidade, sendo o Rei mais rico em toda a história bíblica.

O TEMPLO DE SALOMÃO

O Rei Salomão

Ilustração - Arquivo digital

O TEMPLO DE SALOMÃO DO BISPO EDIR MACEDO   

 Igreja Universal do Reino de DEUS – IURD/Brasil

O Templo de Salomão da IURD, que está sob o comando do Bispo Edir Macedo, começou a ser construído em agosto de 2010 e finalizado em julho de 2014, no bairro do Brás/SP, possui um dos maiores espaços, para abrigar fiéis do Brasil.

**Templo de Salomão - Brás

A construção foi inspirada nas
principais características
do verdadeiro Templo de
Salomão em Israel.

Representação do Templo de Salomão

ROGÉRIO SILVA DE ARAÚJO

Arquiteto responsável pelo projeto para construção do Templo de Salomão

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,

com pós Graduação em Gerenciamento de Projetos pelo Senac - SP.

Inglês fluente. Experiência na área de Gestão e Coordenação de Projetos,

Coordenação de Equipes, Elaboração de projetos executivos e

Acompanhamento de obras.

À época da elaboração, estudos e concretização do projeto o Arquiteto

Rogério Araújo era funcionário da Igreja Universal e não obteve ganhos extras

para a elaboração e conclusão da obra.A construção do Templo, teve um

custo de R$ 680 milhões, foram importados 40.000 metros quadrados de

pedras de Hebron em Israel, as idênticas que foram usadas para construção

do verdadeiro Templo de Salomão em Israel e durou cerca de quatro anos

para ficar pronta.

Rogério Silva de Araújo
Arquivo pessoal

**Templo de Salomão - Brás

Rochas de Israel
Arquivo pessoal Rogério

O Arquiteto Rogério Araújo, viajou 6 vezes para Israel, a pedido do Bispo Edir Macedo, a fim de acompanhar a extração das pedras em Hebron, retiradas diretamente de uma montanha, previamente reservada ao Bispo Macedo.

 

O transporte das rochas, já esculpidas e em lajotas, de aproximadamente 25 x 40 cm, foram despachadas, em navio, para o Brasil, do Porto de Ashdod em viagem de 30 dias até São Paulo.

ARQUITETURA NOS TEMPLOS RELIGIOSOS O TEMPLO DE SALOMÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS IURD -SP/BRASIL

O Templo de SALOMÃO é a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus – IURD. Um dos pontos turisticos mais visitados no Brasil.

 

Seu primeiro ano de funcionamento, obteve a marca de 2 milhões de visitantes. Neste ano de 2017, recebeu o Certificado de Exelência, pelo site TripAdvisor. Inspirada nas caracteristicas do verdadeiro Templo de Salomão, ele recebe cerca de 400 mil fiéis por mês.

**Templo de Salomão - Brás

FONTES de consulta: Consultório Etimológico - http://origemdapalavra.com.br/site/pergunta/origem-da-palavra-arquitetura/
PATRIMONIO - http://patrimoniohistorico.prefeitura.sp.gov.br/conheca-a-capela-de-sao-miguel-arcanjo/
Igreja de Nossa Senhora da Penha - http://www.basilicadapenha.com.br/

 

**Fotos por Wagner Muniz Aguiar

Confira a entrevista completa com Rogério Silva de Araújo em nosso canal no YouTube
Link vídeo parte 1: https://youtu.be/ibvOujsvDOE              Link vídeo parte 2: https://youtu.be/voy7rSFhVHU

É Jornalista MTE-82787/SP e cursa o 4º semestre de Jornalismo na Uninove

Atualmente 1º Secretário Executivo do Rotary Club São Paulo Penha, Empresário: “WMA – Brazil”  Ex-Funcionário do Banco do Estado de São Paulo/Banespa - Assessoria Jurídica além de Desenvolver, promover, colaborar e divulgar Obras Sociais em parceria com a Cruz Vermelha Filial São Paulo - Comitê Internacional da Cruz Vermelha/África - Médicos Sem Fronteiras e Projeto África Viva – Rotary Club Internacional, entre outras.

Wagner Muniz

    Gostou da leitura? Volte sempre que desejar, não esqueça de nos seguir nas redes sociais  

© 2017 por "Garoa News". Orgulhosamente criado com Wix.com