Início > Cidades > Carteira de estudante digital só até domingo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Carteira de estudante digital só até domingo

Termina no próximo 16 o prazo para fazer a solicitação do ID Estudantil, “carteirinha” que tem custo zero para os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino em todo território nacional.

Por Valter Silva - Garoa News
14/02/2020 17:15

MP que deu início ao projeto ID Estudantil e já no próximo domingo (16) cairá em desuso, pois desde sua criação em 25 de Novembro do ano passado e o tema não entrou em votação no congresso e estourará o limite de tempo para oficialização do processo.

 

Isso não afetará os alunos que já fazem uso do ID Estudantil nos dias atuais, a MP garante a utilização até o final do curso do estudante, segundo garante a mesma MP, por ter sido emitido durante o período de vigência do projeto. A ID da desconto a diversos eventos esportivos e culturais no País.

 

A MP vence no próximo domingo e após esse período não poderá mais ser expedida. Resta aos estudantes a filiação a entidades estudantis como a UNE - União Nacional dos Estudantes ou a UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas que tem custo de aproximadamente R$ 35.

Por lei, o governo não pode apresentar uma nova medida provisória do mesmo tema no prazo de um ano. Segundo o ministro da educação, Abraham Weintraub, a próxima alternativa será enviar ao congresso um novo projeto de lei sobre o mesmo tema, voltando a estaca zero. O projeto atual, só não seguiu adiante, pois para virar lei era preciso passar por uma comissão mista (formada por deputados e senadores), posteriormente ser apreciada na Câmara e no Senado. Como o processo não aconteceu no período estipulado, que é de 120 dias da validade da MP o projeto será descontinuado.

Imagem ilustrativa - Banco de imagem

Desde o anúncio do fim da MP a busca pela ID aumentou de forma impressionante. Na última semana o número de estudantes fazendo uso da MP era de 258 mil. Na última quarta (12), AS 14H30 já eram mais de 284,3 mil pessoas com uso do ID Estudantil.

 

Vale lembrar que para os estudantes o custo da emissão da ID Estudantil é zero e custando apenas R$ 0,14 centavos (por registro) aos cofres do governo. Em entrevista ao G1, o presidente da comissão de educação da Câmara, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), a emissão gratuita do documento estudantil é uma iniciativa que deve permanecer. “É um direito, por isso não se deve cobrar”, afirmou.

 

Já na ótica do presidente da UNE, Iago Montalvão, o vencimento da MP sem conseguir aprovar o projeto oficializa “uma derrota para o governo”, por conta da falta de articulação governamental. “Consideramos uma derrota do governo, fruto da postura que eles assumiram, autoritária e monocrática, ao enviar essa medida ao Congresso”, afirmou Iago.

 

Você estudante que ainda quer fazer a ID Estudantil, basta baixar o aplicativo, seja Apple Store ou Google Play, desde que a instituição de ensino já tenha encaminhado a documentação oficial de registro do aluno, este terá apenas de inserir CPF, nome completo, telefone e e-mail e passar a usar a ID Estudantil com todos os benefícios que a mesma prove.

Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Apaixonado por comida, filmes, esportes e fotografia. Exímio jogador de Fifa e jogos de corrida de modo geral, além de um leitor ávido. Dedicado ao cuidado com o corpo, esportes e adrenalina e o mais político que uma pessoa pode ser. Seja bem vindo e sinta se à vontade.

 

“Encare o Grande Show que é mundo e seja maior que a Vida.”

Valter Silva

    Gostou da leitura? Volte sempre que desejar, não esqueça de nos seguir nas redes sociais  

© 2017 por "Garoa News". Orgulhosamente criado com Wix.com