Início > Gastronomia > Hora do Rango > Sabe aquele pastel de feira que você come

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Sabe aquele pastel de feira que você come?

Visitamos as feiras livres da cidade de São Paulo para conhecer os mais variados sabores de pasteis, que convenhamos eles são uma das coisas mais gostosas da feira de rua.

Por Valter Silva - Garoa News
22/11/2017 10:12  

Faaala pessoal!

Falaremos do pastel de feira, que desde que me entendo por gente faz parte do costume do brasileiro: quando for a feira, de uma parada numa barraca de pastel. Desde criança, eu tenho esse costume, sempre que acompanhava meus pais a feira livre eu parava em uma barraca de pastel para aproveitar desta delícia.

Você sabia que o pastel está presente em nossa culinária desde 1940? Existem diversas versões para sua criação, porém a mais defendida é que os chineses já o faziam desde 1890, mas que só em 1940 os japoneses que se misturaram aos outros ocidentais que vieram ao Brasil pós-guerra começaram a comercializar os pasteis como conhecemos hoje, pelo que a história indica tudo se iniciou em São Paulo, mais precisamente em Santos, mas depois de alguns anos tomou o país e hoje é um item que faz parte de nossas raízes.

Pastel mini especial Kyoto Foto: Valter Silva

Entrevistamos o pessoal da Barraca de pasteis Kyoto, hoje gerenciada por Raíssa Ayu, que nos disse que a barraca já existe a mais de 20 anos, que começaram com os avós dos donos e se tornou uma tradição da família, ainda disse que em seu início não haviam tantas variedades de sabores como há atualmente, “naquela época os sabores eram carne, queijo, palmito e pizza.”

Abordada sobre o pastel mais pedido pelos clientes ela é categórica: apesar de toda a variedade o mais pedido continua sendo carne ou queijo. Diz ainda que por mais sejam pasteis simples, esses são os mais gostosos e tradicionais. Perguntada se a crise financeira que o país vive atualmente tenha impactado nas vendas, Ayu diz que não, pois no que se refere a alimentação as pessoas não deixam de consumir e o valor dos pasteis são acessíveis e não vem tendo problema com isto. Questionada sobre se há feiras todos os dias, ela diz toda segunda feira é dia de folga, mas nos demais dias há feiras em bairros diferentes e que a mais movimentada acontece no bairro do Belém as quintas-feiras, na rua Irmã Carolina, a poucos metros da estação de metrô Belém. Perguntamos se há a intenção de mudar de ramo, e Ayu foi precisa, vão se manter no ramo de pasteis, pois é algo que está a bastante tempo na família e adoram fazer o que fazem.

Em Agosto de 2012 a prefeitura de São Paulo proveu um concurso para descobrir qual o melhor pastel da cidade e a equipe da barraca de pastel Kyoto levou o grande prêmio, sendo coroada como a melhor barraca de pastel da cidade, alcançando as melhores notas no júri montado por 20 especialistas em culinária.

 

O pessoal da Kyoto é muito dedicado e fazem pasteis deliciosos, o mini especial kyoto é uma delícia na opinião deste humilde repórter.
E você caro leitor, qual seu pastel favorito? Já comeu algum bem exótico? Deixe seu comentário e volte sempre que quiser.

Equipe Kyoto Foto: Valter Silva

Valter Silva

Estudante de Jornalismo da Uninove, atualmente cursando mídias digitais. Apaixonado por comida, filmes, esportes e fotografia. Exímio jogador de Fifa e jogos de corrida de modo geral, além de um leitor ávido. Dedicado ao cuidado com o corpo, esportes e adrenalina e o mais político que uma pessoa pode ser. Seja bem vindo e sinta se à vontade.

 

“Encare o Grande Show que é mundo e seja maior que a Vida.”

    Gostou da leitura? Volte sempre que desejar, não esqueça de nos seguir nas redes sociais  

© 2017 por "Garoa News". Orgulhosamente criado com Wix.com